Estudar nunca é demais
Especialidades:
• Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)
• Direção de Arte e Design
• Marketing Digital
• Orientação Vocacional
• Inteligência Emocional
• Criação de Currículo e Apresentações
• Entrevistas e Busca de Vagas
• Diversidade e Inclusão
• Currículo e desenvolvimento profissional voltado a pessoas transgênero
Abaixo descrevo sobre minha trajetória, se você não curte textões e prefere ver um video com este conteúdo, clique no botão:
Como cheguei até aqui...
Iniciei minha carreira em Comunicação Social no curso de publicidade e propaganda, o que me abriu um leque de possibilidades dentro da comunicação, daí em diante me aprofundei em direção de arte, design, estratégia de conteúdo, criação e desenvolvimento de personalidade de marcas, portfólios e redes sociais.
Em 2020 tivemos o BOOM da pandemia, e com isso o número de desemprego e empresas entrando em falência aumentou muito, fazendo com que muitas pessoas ficassem a deriva no mercado de trabalho e eu também fui uma dessas pessoas.
Eu sou publicitário, trabalhava com design e criação, mas naquele momento as agências de comunicação estavam um caos completo, e além de impactar na minha vida financeira também impossibilitou que eu continuasse com as doações mensais que eu fazia para ONGs, na época. Sempre achei muito importante o trabalho voluntário e ações sociais, e não conseguir mais ajudar financeiramente, principalmente no momento em que estávamos vivendo, foi algo que me preocupou bastante, porque era o momento que as pessoas mais precisavam.
Pensei muito em como ajudar aqueles que perderam seus empregos assim como eu, e durante o meu processo de busca de um novo emprego, eu percebi o quanto era importante um currículo que se destacasse, que fosse organizado, que tivesse um design que me representasse.
Daí surgiu a ideia de fazer currículos por R$10,00 na época, um valor simbólico pra que eu conseguisse pelo menos pagar os programas de design que eu uso para fazer este serviço e ao mesmo tempo ajudar essas pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho.
A princípio era um projeto simples com intenções simples durante aquele momento, mas acabou tomando proporções muito grandes por conta do Instagram, onde eu já fazia conteúdos, e trouxe resultados pra além do que eu havia imaginado. Começaram a aparecer pessoas de vários estados do Brasil, não só São Paulo que é onde eu moro, mas no Rio, no Paraná, Roraima, Bahia, Fortaleza, Mina Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, e de outros estados também…. Acabou se tornando algo muito além!
Eu conversava com essas pessoas, escutava sobre o que elas estavam vivendo e passando, quais eram as suas angústias e seus medos diante de tudo aquilo… E com o tempo essas pessoas retornavam agradecendo falando que conseguiram um emprego em poucos meses ou semanas, tinham pessoas que eram chamadas para até 3 entrevistas por semana, por conta do currículo, então as empresas estavam elogiando e valorizando aquele profissional a partir do primeiro momento em que elas recebiam aquele currículo.
Depois desse primeiro ano de pandemia, que algumas pessoas já estavam mais recolocadas no mercado, eu percebi outra carência de quem me solicitava currículos, que era o fato de se sentirem deslocados em relação a sua profissão, não terem metas dentro da área, ou então nem saber o que de fato gostam ou gostariam de estudar ou trabalhar.
Foi nesse momento, em 2021, que eu decidi tomar isso como profissão pra mim, que além de cuidar dos currículos, também poder direcionar e ouvir essas pessoas, e ajudar através de aconselhamentos profissionais e orientações vocacionais. Fui atrás de estudar a respeito, e estudei muito! Curso de orientação vocacional, artigos de psicólogos, comunicação assertiva, testes e mais testes... Valeu a pena!
Cada caso é um caso. Cada um tem uma realidade, um sonho, um objetivo e obstáculos, principalmente quando falamos de pessoas LGBTs que é o publico que mais me procura, e é o que mais tem desabafos e angústias profissionais a dizer.
Dessa forma cheguei até aqui, me especializando, estudando, aplicando tudo que eu sabia sobre design, sobre diversidade, sobre como a nossa sociedade funciona num processo de seleção, e que sabemos muito bem que existem desigualdades em processos seletivos.
Profissionalizei o serviço e comecei a cobrar por um preço justo, porque eu fiquei um ano fazendo currículos por R$10,00 o que ajudou muita gente, mas também ao mesmo tempo teve um desgaste muito grande para mim porque eu fazia às vezes cinco currículos num dia só, além dos trabalhos como freelancer para pagar os boletos.
Hoje de todos os serviços que presto, este é a minha prioridade. Meu sonho é ver vocês voando e eu voando junto com vocês! Desejo sempre e de coração que vocês cresçam na vida, independente das suas dificuldades.
Eu torço muito por vocês, e espero que vocês também estejam torcendo por vocês e para quem está ao seu lado.
Contato
Dúvidas, sugestões e elogios são sempre bem-vindos. Entre em contato.