top of page

O que escrever no perfil profissional? O que colocar no currículo sobre mim?

Atualizado: 26 de ago. de 2022

A dúvida que paira na mente de muitos profissionais: Será que estou sendo informal? Será que essa informação é de fato relevante para o meu currículo? Vamos descobrir juntos!


Vamos pensar que na maioria das vezes a pessoa que está avaliando o seu currículo não te conhece, e sua primeira impressão é o seu currículo. O design, a ortografia, o conteúdo, a foto... Tudo isso dirá que tipo de profissional você é naquele primeiro momento.


A função do Sobre


Em todo primeiro contato que temos com alguém na maioria das vezes dizemos:


“Olá, eu sou fulano e trabalho em tal lugar.” "Olá, eu sou fulano, amigo de ciclano."

Isto é uma breve apresentação! E essa é a função do Sobre no seu documento.

Para se apresentar você pode contar um pouco sobre de onde você veio, quais são seus sonhos, por que se interessou por esta área e quais qualidades você tem, que podem contribuir no ambiente de trabalho, mas é claro, sempre traga essas informações voltadas para a sua vida profissional, por exemplo:


“Nasci e cresci no interior, e desde muito pequeno me encantei pela arte de ilustrar, o que acabou me trazendo para a capital de São Paulo em busca de novos aprendizados e experiências no mercado. Acredito que com a minha facilidade em aprender e me adaptar a novos ambientes, posso trazer criatividade e cooperatividade nos times que vier à atuar.

Percebe que de maneira simples, sucinta e leve podemos passar inúmeras informações e sentimentos a respeito de quem somos? Um pequeno storytelling (narrativa) de um, dois ou três parágrafos curtos pode te aproximar do empregador e criar uma conexão mais íntima.


Dessa forma você também se diferencia e se destaca dos seus concorrentes, por exemplo, suponha que você se chame Eduardo e fez faculdade na UFRJ de Biologia Marinha. Imagine quantos Eduardos não fizeram essa faculdade também? E quantos deles não estão enviando currículo para o mesmo lugar que você?


Não é muito difícil um concorrente ter estudos e experiências profissionais semelhantes as suas, mas a sua história, quem você é, seus sonhos e qualidades são atributos mais individuais e permitem que você se distancie dos seus concorrentes e ao mesmo tempo se aproxime de quem o avalia.


Se atente em trazer informações resumidas e objetivas que possam te promover como profissional, e cuidado com os excessos. Caso tenha dúvidas sobre o seu currículo ou a construção do seu Sobre, você pode me enviar seu currículo para que eu analise gratuitamente, lhe dando feedbacks e orientações construtivas. #curriculo #curriculoprofissional

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um currículo pode ser colorido?

O medo de criar um documento tão importante de forma errada é muito comum no mercado de trabalho, principalmente quando este pode nos abrir portas. O receio faz com que você seja mais cauteloso ao faz

5 Dicas para currículos transgêneros e/ou não-binários

Sem mistério e sem segredo! É mais simples do que parece e neste texto você encontra dicas para potencializar o seu currículo e se destacar nos processos seletivos. 1º Nome Social Se você tiver um #no

Commenti


bottom of page